Novo técnico do São Paulo é apresentado oficialmente

Luís Zubeldia concedeu coletiva de imprensa e falou sobre motivos de ter escolhido o tricolor

Depois de duas derrotas no Brasileirão, o São Paulo demitiu o técnico Thiago Carpini às vésperas de mais uma rodada da competição. Ainda antes do jogo contra o Atlético-GO, o time confirmou a contratação de Luís Zubeldia como substituto, mas o treinador foi até Goiás apenas para assistir ao duelo e viu um São Paulo empolgante, que venceu por 3 a 0. Em coletiva de imprensa para apresentação nesta segunda-feira (22), o argentino falou sobre chegada ao clube.

Treinador fará sua estreia na próxima quarta-feira, pela Libertadores. – Foto: Rubens Chiri / saopaulofc

_ A primeira sensação é de felicidade. Chego de 15 anos me preparando com meu grupo de trabalho e sinto que esta profissão nos demanda preparação constante. Como a amo, o futebol tomou um tempo lógico para que nossos caminhos se cruzassem. Em janeiro nos falamos, mas por questões pessoais, por ter saído de outro clube, de outro país, precisava de um tempo para me preparar para o próximo desafio. Depois, nos cruzamos e não duvidei em assumir, pela grandeza do clube, do elenco.

O treinador disse ter recebido propostas de outros clubes, mas que escolheu estar no São Paulo. Atual campeão da Copa Sul-Americana com o LDU, do Equador, Zubeldia relembrou confronto entre os clubes na competição e disse sentir que seu destino poderia ser no clube brasileiro.

_ Tive várias ofertas, de várias ligas, mas queria estar aqui. A prioridade foi me recompor em todos os sentidos para poder aceitar novos desafios. Mas sempre tive a sensação que nos cruzaríamos.

_ Nos enfrentamos na Sul-Americana e senti que meu destino podia estar aqui. Quando falamos com o presidente, em cinco minutos fizemos o acordo. Foi uma conversa muito sincera. Contei o que tinha acontecido em janeiro e mostrei a minha gana de chegar. Meus objetivos são os mais altos possíveis.

Apesar de não ter comandado o time da beira do campo na partida contra o Atlético-GO, o treinador assistiu ao jogo da arquibancada e gostou do que viu. 

_ Nos treinamentos vou poder ter um diagnóstico mais certeiro para preparar minha ideia de jogo. Mas conheço o grupo, nos enfrentamos e vejo muito o Brasileirão. Estou contente, e o tempo que pode chegar a demandar a minha ideia, não se sabe, mas espero que seja o mais rápido possível. O mais importante é que conto com bons jogadores.

Sobre como utilizará o elenco, Zubeldia deixou em aberto a definição de como utilizará os jogadores, justificando que a versatilidade tática da equipe pode levar a vários desenhos táticos.

_ O mais importante é o que falamos com a diretoria é que há jogadores de diferentes características, dentro de uma ideia maior, planificar partidas de diferentes maneiras. Pode jogar com dois atacantes, vários volantes, extremos. Apesar do calendário, ter jogadores que se adaptam a várias situações acelera minha adaptação. Vamos ter poucas sessões de treinamento.

O treinador deve fazer sua estreia na partida contra o Barcelona de Guayaquil, pela Copa Libertadores, na próxima quarta-feira. A partida está marcada para acontecer às 21h, e o tricolor jogará fora de casa. Depois de uma derrota e uma vitória na competição, o confronto se tornou um dos mais importantes da primeira fase para o time brasileiro.