Conhecendo o Rival: Quem é o Amazonas FC

Um patinho feio que sonha alto e quer dar trabalho ao Flamengo

O Amazonas Futebol Clube, carinhosamente conhecido como Amazonas, ou Onça, tem o sonho de brilhar nos gramados do futebol brasileiro, na busca de consolidar sua posição como uma potência emergente no cenário nacional. Fundado em 23 de maio de 2019, o caçula dos times da Série B e da atual fase da Copa do Brasil, o clube tem conquistado títulos e reconhecimento, levando o nome de Manaus e do estado do Amazonas para todo o país.

Amazonas FC será o adversário do Flamengo na Copa do Brasil. – Foto: João Normando / AMFC


Além de a
dotar a onça-pintada como sua mascote oficial, o Amazonas criou sua própria marca de produtos esportivos, um dos poucos times que possuem essa alternativa no país. Suas cores são amarelo e preto. O time já possui estádio e planeja para logo a construção de um centro de treinamento de primeiro mundo.

A história do Amazonas já pode ser considerada um caso de sucesso, como dizem os empresários. Em 2023, o clube alcançou o seu ápice ao conquistar o título do Campeonato Brasileiro Série C, uma realização que encheu de orgulho seus torcedores e colocou o nome do Amazonas FC em destaque no cenário nacional. Além disso, o clube também conquistou o Campeonato Amazonense em 2023, isso apenas disputando 3 edições do campeonato.

No início de 2024 o Amazonas levantou a Taça Rio Solimões no 1º Turno, porém a equipe acabou sendo derrotada, nos pênaltis, na grande final para o Manaus. Esse resultado já garante a Onça na Copa do Brasil de 2025.

O Amazonas mantém suas ambições elevadas. Porém, ainda não venceu na Série B de 2024, conquistando apenas 1 ponto. O foco do time agora é o Flamengo, pela terceira fase da Copa do Brasil. O time eliminou o Independente do AP e o Maringá do PR, os dois jogos vencendo por 1 a 0. Por isso conta com técnicos e jogadores experientes.

O atual treinador é o conhecido Adilson Batista, com passagens por gigantes do futebol. O Amazonas buscou se reforçar para a temporada de 2024 com alguns medalhões do futebol Brasileiro. Os destaques são velhos conhecidos. O principal nome é o atacante Sassá. Maior artilheiro do clube, chegou com algumas desconfianças, mas hoje é um dos ídolos do time.

Também para o ataque, o clube buscou o experiente Jô. O atacante e 37 anos chegou para ser uma arma letal no ataque. O artilheiro, velho conhecido do torcedor Corintiano, já fez seu gol na Série B 2024.

Outro destaque é o, também ex-corinthiano, Dentinho. O jogador que vinha sofrendo com diversas lesões no último ano, prepara-se para voltar a jogar. O último jogo do atacante foi em Setembro de 2022.

William Barbio, ex-Bahia e Vasco, é outro que também reforça o time nesse início de 2024. Jogou a última série B pelo Londrina.

Passar pelo Flamengo é um árduo desafio, jogar contra o melhor elenco das Américas, no Maracanã lotado e, posteriormente, no Amazonas com o público, praticamente, Rubro negro vai ser uma tarefa bem complicada para a Onça Amazonense.