São Paulo demite o treinador Thiago Carpini

Demissão aconteceu após derrota para o Flamengo, no Brasileirão

Nesta quinta-feira (18), o São Paulo anunciou em nota a demissão de Thiago Carpini, treinador que chegou com a missão de substituir Dorival Júnior. O técnico comandou a equipe em 18 jogos, e venceu apenas sete. Seis terminaram empate e cinco foram derrotas. A última dele foi contra o Flamengo, na última terça-feira (17), que pode ter sido a gota d’água para a demissão que já era esperada desde a eliminação contra o Novorizontino.

Treinador foi campeão da Recopa do Brasil com o clube. – Foto: Reprodução / SPFC Play

A contratação do treinador para a temporada 2024 foi uma aposta do tricolor Paulista, já que ele nunca esteve à frente de um time da primeira divisão. A chegada do nome em crescente no mercado foi com o título da Recopa do Brasil contra o Palmeiras e parecia que tudo seguiria bem durante a temporada. No Paulistão, alguma resultados na fase de grupos chamavam atenção, mas a crise só começou depois da eliminação precoce. 

Foi no tricolor que o Carpini disputou sua primeira partida de Libertadores, competição que faz parte do calendário do clube nesta temporada depois de três anos. A derrota para o Talleres e a difícil partida contra o Cobresal na fase de grupos da competição, contribuíram para a demissão. A falta de experiência do treinador em competições continuais não foi um fator considerado na hora da contratação, mas os resultados mostraram ser um fator importante.

Na disputa do Brasileiro, foram duas derrotas: uma para o Fortaleza no Murimbis, e uma para o Flamengo no Maracanã. A equipe é a única com dois jogos disputados que ainda não pontuou. A campanha regular com o Juventude na Série B não se repetiu com o time paulista. 

O novo treinador deve ter as experiências que falta em Caprini, e será anunciado em breve, já que o clube sondava o mercado antes mesmo de confirmar a demissão. O São Paulo tem uma sequência de jogos complicados nas três competições nas próximas semanas e quanto mais rápido a resposta da diretoria, mais tempo o time tem para se organizar. O próximo duelo já será no domingo (21), contra o Atlético-GO, na casa do adversário.