Vasco e a resposta histórica: conheça o pioneirismo na luta contra o racismo no futebol

No Dia da Consciência Negra, relembre este fato de 1924

O futebol brasileiro tem como a sua principal referência um jogador negro, considerado o melhor do mundo de todos os tempos, o Rei Pelé. Mas, nem sempre o futebol abriu portas para que os negros pudessem mostrar o seu talento dentro das quatro linhas, no esporte que é o mais popular do Brasil. O Vasco da Gama em 1924 fez história e se tornou o pioneiro clube de futebol nacional a encabeçar a luta contra o racismo no futebol.

Camisas Negras do Vasco, o time campeão de 1923 – Foto: Arquivo/Vasco

Em 1923, Cruzmaltino seguia na contramão de outros clubes cariocas e não era formado com um elenco branco, pelo contrário. O Vasco que foi campeão da 2ª divisão carioca tinha como seus jogadores negros e operários, que inclusive trabalhavam fora do futebol. Para disputar a primeira divisão carioca em 2024, a Federação local não permitia que o time de São Januário atuasse com o seu grupo formado por atletas negros.

Em 7 de abril de 1924, o Vasco então comunicou através de uma carta para a  Associação Metropolitana de Esportes Athléticos, então organizadora do estadual, que estava desistindo de participar do campeonato por não concordar com as determinações.

+ Veja mais notícias do Vasco

+ Veja a classificação do Campeonato Brasileiro

A carta ficou conhecida como a “Resposta Histórica”, marcando de vez o Vasco da Gama na luta contra o preconceito racial no futebol brasileiro e mundial.